Image Map

Psicose, Bates Motel e Hitchcock. (Alguns spoilers).

Olá galera, tudo bom?
Falaremos hoje sobre três obras, duas delas são da sétima arte (não sei se devo incluir série televisivas nessa categoria.) Vamos direto ao assunto.                                                            

(Cenário de Psicose/Bates Motel)

Em Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock, temos a história de Marion Crane, uma secretária que tem um caso romântico com Sam. A primeira cena se dá n'um encontro deles n'um motel, onde Sam lhe diz sobre sua falta de dinheiro e como gasta pagando as dívidas do pai morto e da ex-mulher que está muito longe dali. Saindo do motel, Marion vai até o seu trabalho onde o seu chefe chega junto com um cliente que lhes fará um pagamente de 40,000,00 dólares em espécie. Nesse momento acontece o "nem fudendo" do filme (roubando um pouco o momento de um vlogueiro cinéfilo do youtube), onde ela dá ao seu patrão uma desculpa para ir para a sua casa (alegando dor de cabeça) e que faria o deposito daquela alta quantia.
Já em casa, temos a tomada dela arrumando uma mala e um foco do envelope onde ela havia guardado o dinheiro em cima de sua cama. Marion resolve fugir e levar consigo aquela quantia absurda de dinheiro.
Sem avisar a ninguém, tampouco mesmo para a sua irmã, ela pega seu carro e segue (e, enquanto está ainda na cidade em que mora, encontra seu chefe)... de tanto dirigir e quase passar por um acidente, Marion dorme no próprio carro e então é acordada por um policial que passa a lhe fazer perguntas e, de modo supeitíssimo, ela as responde. Por fim, temendo algo, troca seu carro em uma loja de carros usados (que, o policial ainda a está vigiando). O policial havia lhe dito sobre motéis e sobre dormir neles, então, cansada nesse seu segundo dia de viagem, Marion para num motel de nome "Bates Motel" onde haviam vagas... inclusive: muitas delas - ou todas, por assim dizer. Conhece Norman Bates, um rapaz deveras educado e sua mãe (ou a sombra dela que passa pela janela do andar de cima da casa que fica ao lado do motel onde Norman vive com sua mãe). Acontecem coisas que serão spoiler serem ditas aqui, portanto, vejam o filme.


O que eu quis dizer com "o momento nem fudendo" (que, se virem o vídeo do rapaz, entenderão completamente) foi que se Marion fosse realmente depositar aquele dinheiro ao invés de roubá-lo num momento maluco de devaneio acreditando que se casaria com Sam, não teria acontecido absolutamente nada daquilo e talvez a vida seguisse normalmente.






A grande graça (ou uma das) é que a mocinha é morta em pouquíssimo tempo de filme, o que vem contra todos os filmes produzidos na época. A psicologia envolvida na história também é bastante requintada. Norman Bates (que desconfio) tem Complexo de Édipo, Dupla Personalidade e (talvez) sofra de um transtorno Bipolar. Digo tudo isso tendo como base as minhas suposições e, para escrever isso para vocês não só assisti ao filme, como a série e, também, o filme que conta sobre como foi o processo de criação de Psicose.
(A emblemática cena do chuveiro)

Norman (segundo a série "Bates Motel" e o próprio filme, "Psicose") vivia com sua mãe e, de certo modo, mostrava certo interesse por ela. Na série podemos ver momentos de extrema loucura por parte do rapaz, quando ele imagina diálogos com sua mãe e ela sempre diz "você sabe o que deve fazer..." no final desses diálogos inexistentes, o que pode ser uma alucinação ou uma espécie de esquizofrenia (novamente digo: isso tudo é uma observação de uma leiga, que quer fazer psicologia e passa o dia na internet lendo sobre
disturbios psicológicos). Norman também demonstra essa dupla persona quando, na série, mata seu pai ou tenta matar seu irmão (sim, na série Norman Bates tem um irmão, Dylan). A grande coisa é que ele ainda não tinha, nessa persona, uma personalidade real, um nome e características próprias, então era uma persona vaga que tinha olhar fissurado e quase não piscava. Quando sua mãe fora assassinada por ele (talvez por influência dessa segunda persona), por sentir tanta angústia, rouba o seu cadáver e acaba por transportar a personalidade de sua mãe para essa persona ainda sem características e marcos. Os diálogos então se tornaram frequentes pelo simples fato de fazê-lo não sentir-se tão só e para fazê-lo não sentir falta de sua mãe. Norman sabia taxidermia e, então, usou desse método para tentar manter o corpo de sua mãe intacto (ou algo próximo à isso; se virem o filme, entenderão). No final do filme há uma cena maravilhosa, onde o psicologo explica tudo que acontecera com Norman para todos. Ele confessou que foi a mãe. A cena final é divina.

(Os Normans: Freddie Highmore e Anthony Perkins)
No filme sobre a criação desse filme, nós vemos como Alfred queria criá-lo, era uma renovação e, inclusive, comprou todas as cópias do livro no seu país para que não soubessem do final do livro antes de assistir o
filme; assistir Psicose, nos dias de hoje com o olhar de dias de hoje, é patético. Temos que analisar pelo lado dos anos 60, quando o filme fora lançado (de má vontade). Alfred hipotecou a casa para poder criar o filme. Todos os outros criadores não queria adaptá-lo, mas Alfred quis. Sua esposa, Alma, fora uma pessoa importantíssima para a criação dessa obra. No filme vemos também que o rapaz que interpreta o Norman Bates (Anthony Perkins) diz que passava por coisas semelhantes a Norman. Ele também era extremamente ligado à sua mãe o que me faz crer que, talvez, Hitchcock o tenha escolhido justamente por isso, para passar um ar mais real ao filme. O que realmente passou, os atores atuaram muito bem na obra. A sua obra também passou por censura por conta de "incitações à nudez" e por conta da violência. Por fim, Alfred conseguiudar um jeito na censura e o filme saiu. Outra coisa foi o fato de que a Paramont não queria arriscar, eles queriam que o filme fosse como o anterior do Alfred, "Intriga Internacional" que saiu pela MGM em 1959. A proposta é que ele mudasse algumas coisas e pronto. Alfred recusou e manteu firme a decisão de fazer Psicose. Por fim, financiou ele mesmo o filme e ofereceu a Paramont que o lançasse e que ele ficaria com 40% dos lucros do filme.
Com a censura e todas as coisas, o chefão da Paramont relutou em lançar o filme, deixando para o agente do Hitchcock a ideia de lançar como uma série de TV em dois capitulo. Hitchcock falou com sua esposa, Alma, e então eles acertaram o filme que fora lançado, inicialmente em apenas dois cinemas e sem a ajuda da publicidade; o jeito seria fazerem um boca a boca. Alfred fez de tudo e por fim seu filme foi um sucesso e é até hoje.
       (Anthony Hopkins na pele de Hitchcock)


Inclusive, convém comentar que Hitchcock submeteu todos os envolvidos nas filmagens a fazerem um juramento onde juravam não contar absolutamente nada para ninguém. E além do mais, todos os roteiros foram entregues sem as últimas 10 páginas com a simples explicação de que Alma teria de revisá-los primeiro.



(Cena do filme Hitchcock em que os participante fazem 

juramento)

Outra coisa sobre o filme é que está em preto e branco por baixo orçamento. Me pergunto como seria o filme se a Paramont tivesse investido nele.



Sobre a série de TV que serve como prelúdio para o filme, a primeira temporada tem apenas 10 episódios. Em 2014 sairá a segunda tempora que é bem aguardadíssima (eu estou roendo as unhas de ansiedade). E, também fora gravada no mesmo lugar do filme (ao que parece)
Espero que vocês, depois de ler tudo isso, assistam ao filme. Vejam a série e, se por acaso gostaram tanto quando eu: vejam o filme entitulado de "Hitchcock".
Espero, também, não ter cometido deslizes quando falei dos distúrbios psicológicos de Norman.







Algumas fotos e gifs:

(Scarlett Johansson como Janet Leigh em Hitchcock)

(Freddie Highmore como Norman Bates em "Bates Motel")

(Cena da morte de Marion Crane - Janet Leigh, em Psicose)


(A simpática senhora Bates em Psicose)

(Max Thieriot, o Dylan Bates de Bates Motel)

(Scarlett Johanson como Janet Leigh em Hitchcock na cena emblemática do carro)

(Anthony Perkins sendo o maluco Norman Bates nas cenas finais do filme Psicose)

(Cena da morte de Marion Crane - Janet Leigh, em Psicose)

Elenco:
Bates Motel: 
Freddie Highmore Interpreta Norman Bates
Vera Farmiga Interpreta Norma Bates.
Max Thieriot interpreta Dylan Bates.
Olivia Cooke Interpreta Emma Decody.
Mike Vogel interpreta Zach Shelby.
Nestor Carbonell interpreta Alex Romero.
Nicola Peltz interpreta Bradley Martin.
Entre outros...

Psicose:
Anthony Perkins como Norman Bates
Janet Leigh como Marion Crane
John Gavin como Sam Loomis
Vera Miles como Lila Crane

Hitchcock, o filme:
Anthony Hopkins como Alfred Hitchcock
Helen Mirren como Alma Reville
Scarlett Johansson como Janet Leigh
Danny Huston como Whitfield Cook


Nenhum comentário:

Postar um comentário